10 maneiras de prevenir seus investimentos

Em que investir o meu dinheiro? Muitas pessoas que estão iniciando no mercado de ações fazem essa pergunta, e acabam pedindo ajuda aos seus gerentes bancários. Será que esse é o meio mais fácil e rentável de investir seu dinheiro? Abaixo, especialistas em finanças tentam te ajudar e listaram dez cuidados necessários para se atentar antes de investir:

1. Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura: A melhor forma de escolher um investimento não é apostar nas que geraram maior retorno no passado, e sim, pedir conselhos a várias pessoas que entendem do assunto. Isso também não garante a maior rentabilidade, mas aumentam suas chances, já que as pessoas bem informadas têm mais chances de evitar erros e aproveitar boas oportunidades.
2. Faça o teste do perfil do investidor: Descobrir qual o seu perfil de investidor se torna de vital importância ao adentrar no mercado de investimentos, só assim será possível traçar e definir sua carteira como investidor.
3. Não procure boas opções de fundos apenas nos bancos: Não deixe de pesquisar outras boas opções de fundos em recursos independentes e corretoras. Questione as melhores opções, peça conselhos a pessoas que entendem do assunto e não monte sua carteira só porque seu gerente precisa cumprir metas e lhe ofereceu algum fundo “rentável”.
4. Fuja dos fundos com taxas altas: Alguns fundos no Brasil ainda operam com taxas de até 5% ao ano, o que é um absurdo, em decorrência da queda dos juros e a alta da bolsa. Especialistas recomendam procurar e contratar aplicações de até 1% a.a..
5. Comece com passos pequenos: Para você, iniciante, é preciso ter paciência e lembrar que a educação financeira é um processo de longa maturação. Mais uma vez, sempre é bom pedir conselhos a especialistas que entendem do assunto, além de estudar e procurar compreender a movimentação do mercado, só assim, poderá correr maiores riscos.
6. Não pulverize demais o capital: Não é muita vantagem dividir seu dinheiro em vários fundos. Para um retorno mais satisfatório, é recomendável concentrar seus investimentos em um único fundo que contenha uma estratégia completa a um custo atraente.
7. Cuidado com os fundos com poucos cotistas: Colocar o seu dinheiro em casas de reputação é fundamental, independente do tamanho. Porém, ao investir em um fundo pequeno, você deve verificar se as cotas não são centralizadas em um único investidor, pois, se ele optar por sair, irá desmontar boa parte de suas posições e haverá perdas para os demais cotistas.
8. Se você tiver dinheiro, contrate uma assessoria financeira personalizada: Para quem optar por maiores gastos, contrate um planejador financeiro pessoal que organize suas finanças e investimentos com competência e não se preocupe!
9. Leia o prospecto do fundo antes de investir: Se manter informado sobre quais as metas de retorno, os riscos do produto, os prazos para o resgate e as demais ementas do prospecto faz-se necessário para entender aonde está investindo e averiguar se tudo que está proposto será cumprido.
10. Não entre em pânico: Acima de tudo, é importante sempre manter a calma, não importa o que esteja acontecendo. O mercado oscila muito e você tem que estar calmo para averiguar qual o melhor momento de compra e venda.

Fonte: Portal Exame

Vinicius Baccili

Article Source

Sobre o autor: Quer obter mais informações sobre o mercado financeiro? Acesse www.ensinainvest.com/blog


Deixe o seu comentário!

Artigos Relacionados com a categoria "Produtos investimento"

Fechar
E-mail It