O que é isto? Utilize os links da Web Social nesta página para guardar Crédito Habitação-Decreto-Lei n.º 192/2009 de 17 de Agosto num site de favoritos, ou enviar o link por Email.

Web Social

Email

Enviar por Email
Dezembro 13, 2009

Crédito Habitação-Decreto-Lei n.º 192/2009 de 17 de Agosto

Guardado em: Crédito Habitação

Meus amigos,

Dentro da onda da legislação e consciente que a Actividade Bancária cada vez mais se encontra regulada e supervisionada vou falar um pouco sobre o crédito habitação mais propriamente sobre o Decreto-Lei n.º 192/2009 de 17 de Agosto que veio tornar as operações relacionadas com este tipo de crédito mais transparentes.

Esta transparência veio permitir uma maior protecção do Cliente Bancário relativamente a créditos novos e já existentes. A grande novidade foi a introdução da TAER (Taxa Anual Efectiva Revista) que não é nada mais que um espelho de todos os encargos do Crédito Habitação reflectindo as variações que determinadas contrapartidas poderão originar no Crédito Habitação.

O que eu quero dizer é que sempre que os Bancos propõem ao cliente uma redução no spread se este aderir a determinado produto ou serviço, os bancos terão que entregar uma nova simulação onde irá constar uma revisão da TAE (Taxa Anual Efectiva) permitindo ao cliente avaliar se tal redução spread representa benefícios para o seu caso.

O Decreto-Lei n.º192/2009 também veio regular os créditos habitação complementares, isto é os créditos multiusos por exemplo, onde estes últimos passam a estar regulados pelas mesmas orientações.

O Banco de Portugal tem efectuado inúmeros esforços para proteger o Cliente Bancário impondo limites as Bancos nas mais diversas operações bancárias, este Decreto-Lei é um exemplo disso.

É isso fica aqui mais uma artigo flash e se pretenderem mais informações aqui está o link: DL n.º 192/2009 – Crédito Habitação mais transparente! O que mudou?.

Abraço…

Article Source


Voltar a Crédito Habitação-Decreto-Lei n.º 192/2009 de 17 de Agosto