O que é isto? Utilize os links da Web Social nesta página para guardar Crédito Habitação – Taxa Fixa ou Variável. num site de favoritos, ou enviar o link por Email.

Web Social

Email

Enviar por Email
Dezembro 22, 2009

Crédito Habitação – Taxa Fixa ou Variável.

Guardado em: Crédito Habitação

Meus amigos,

Aquando da contratação de Crédito Habitação surge um momento em que temos de optar qual o tipo de taxa de juro queremos, isto é, taxa fixa ou taxa variável.

As opiniões relativas a qual das duas optar são muito diferentes, de um lado, os especuladores manifestam que o actual período de baixa da Euribor é um excelente momento para fixar a taxa do Crédito Habitação, paralelamente, os consumidores manifestam o desejo de não possuir surpresas na pagamento do seu Crédito Habitação preferindo fixar a taxa de juro durante o máximo de tempo possível e ainda, alguns especialistas , manifestam que é sempre preferível acompanhar evolução do mercado, beneficiando de momentos de baixa dos juros e suportando momentos de alta.

Realmente é uma decisão muito pessoal e manifesto claramente que em ambas as opções poderá existir o risco de perder dinheiro, mas é a vida, se pudéssemos prever o futuro tudo seria mais fácil.

Pessoalmente prefiro a opção em que o cliente acompanha a evolução do mercado, possuindo uma taxa de juro variável  no seu Crédito Habitação. Em momentos de dificuldade no pagamento da prestação, caso as taxas tenham um evolução que irá tornar insuportável a prestação mensal, devemos nos dirigir ao nosso Banco de Apoio e negociar novamente as condições do Crédito Habitação, tendo sempre presente, que os Bancos não querem que entre em cumprimento, eles querem é receber o dinheiro que lhe emprestaram mais os respectivos juros.

Assim sendo, nestes casos, comece por negociar a taxa de juro, o prazo ou solicite carência de capital, etc… Mas é claro que uma situação destas, seria o extremo e os extremos são muito prejudiciais para as famílias no geral que iria levar a uma questão social que rapidamente teria que ser resolvida pelo nosso Governo (eheheh).

Assim sendo, se prefere segurança e a tranquilidade claramente que aconselho a opção de fixar a sua taxa de juro, mesmo sabendo que muito provavelmente não irá recuperar a diferença entre a prestação a taxa fixa e a prestação a taxa variável durante longos anos. Contudo, a segurança e tranquilidade estão asseguradas, não saberá o que são ciclos de taxa de juro, nem terá surpresas.

Caso contrário, pode sempre optar pela taxa variável e acompanhar a evolução do mercado.

Abraço…

Article Source


Voltar a Crédito Habitação – Taxa Fixa ou Variável.