Áreas profissionais com boas perspetivas de futuro

Portugal (e alguns outros países da Europa) está a atravessar tempos difíceis no que diz respeito à economia e o emprego. Em Portugal, o desemprego jovem atinge valores recorde e as oportunidades de emprego são escassas, por isso, agora mais que nunca, há que ponderar muito bem sobre qual a área de estudos a seguir.

O Governo já anunciou uma forte aposta nos cursos profissionais para os próximos anos, e a verdade é que esta pode ser uma boa aposta, uma vez que há dados que revelam que pode haver uma relação entre a percentagem de alunos a frequentar o ensino profissional e a taxa de desemprego jovem.

Contudo, convém também referir que nem todos os cursos profissionais hoje existentes são mais valias para os jovens, dado que não oferecem grandes perspetivas de emprego, e assim sendo há que evitá-los.

Para quem terminou o 9º ano e pretende ingressar num curso profissional para entrar no mercado de trabalho, vou deixar aqui algumas dicas sobre quais as áreas com melhores perspetivas de empregabilidade:

– Área da saúde (em especial a área da geriatria)

A população portuguesa (e da Europa em geral) está a tornar-se cada vez mais uma população envelhecida. As pessoas vivem cada vez mais anos, e os idosos são um dos poucos grupos que ainda vai tendo poder de compra. Neste cenário, vão ser necessárias pessoas com conhecimentos e capacidade para tomar conta e prestar assistências a todas essas pessoas de idade mais avançada.

– Área das novas tecnologias (novas plataformas)

Hoje em dia as tecnologias evoluem a um ritmo alucinante, e somos bombardeados por novos produtos tecnológicos quase diariamente. Profissionais que saibam programar para as novas plataformas certamente não terão falta de trabalho.

– Área do marketing digital

Cada vez mais empresas estão a canalizar uma maior % das suas verbas destinadas ao marketing, para o canal digital. E nesse meio, há que saber como apresentar a empresa, os produtos e como relacionar-se com os clientes. Por exemplo, muitas empresas já estão a apostar nas redes sociais para promover a sua imagem e os seus produtos e chegar a um público mais numeroso e com caraterísticas específicas.

Estes são apenas alguns exemplos de áreas com potencial, e para quem está a pensar seguir um curso profissional eu recomendo que visitem o portal dos cursos profissionais.

 

Article Source

Sobre o autor: escreva aqui algo sobre si - aparece no final do artigo (pode incluir 2 links)


Artigos Relacionados com a categoria "Dicas e sugestões"

Fechar
E-mail It