Conceitos sobre Franchising

O sistema de franquias é o método de expansão empresarial maior e com mais êxito de quantos existem na actualidade. Milhares de empresas em todo o mundo tornam possível esta afirmação e é um dos pilares fundamenteis do crescimento da economia.

Neste artigos são abordados os principais conceitos que devem estar claros para todos aqueles que pretendem aprofundar os seus conhecimentos no Franchising.

Franchising
Sistema de negócios que consiste na estreita colaboração entre uma empresa bem sucedida no mercado, detentora de um nome, marca, bem ou serviço, e que concede a um ou mais empresários individuais a exploração do seu produto, a utilização do seu Know-How e da sua imagem, recebendo por isso uma contraprestação financeira.

Franchisador
Empresa que transfere para terceiros o direito a explorar a sua marca, a utilizar os seus métodos de gestão, mediante condições previamente acordadas.

Franchisado
Todo aquele que adquire do Franchisador o direito a explorar a sua marca, bem ou serviço, com o objectivo de expandir o negócio em determinada região.

Master Franchisado
Empresa detentora de direitos para explorar uma certa região, muitas vezes um país, e com poder para aí instalar unidades próprias e de subfranchisar terceiros, assumindo deste modo um papel de Franchisador.

Area Developer
Empresa que compra os direitos de Franchising para explorar directamente uma região, mas que o faz exclusivamente por intermédio das suas próprias lojas, sem que lhe seja concedido o direito de subfranchisar.

Royalties
Prestação periódica proporcional ao volume de negócio realizado, paga mensalmente pelo Franchisado, por usufruir do direito ao uso da marca e ao serviço de apoio do Franchisador.

Direito de Entrada
Valor inicial pago pelo Franchisado para Ter acesso à rede de Franchising. È uma contrapartida financeira para o Franchisador por ceder os direitos ao uso da sua marca, por transmitir o seu Know-How, por recrutar candidatos, compensando-o pela sua experiência, conquista do mercado e apoio prestado ao Franchisado na fase inicial. Este Direito de Entrada é profundamente influenciado pelo valor da oferta e procura, pois o valor é tanto maior quanto maior for o número de candidatos a Franchisados.

Contrato de franquias
O contrato de franquia é um documento que assinam o franchisador e o franchisado. Constitui a base da relação e contem obrigações e direitos para ambas as partes. Através do mesmo transmitem-se os direitos sobre a marca e saber fazer. Deve ser equilibrado e proteger os interesses por igual do franchisado ao franchisador.

Article Source

Sobre o autor: escreva aqui algo sobre si - aparece no final do artigo (pode incluir 2 links)


Artigos Relacionados com a categoria "Franchising"

Fechar
E-mail It