Crédito habitação que cuidados devo ter?

Comprar uma casa ou apartamento é um compromisso importante. Essa decisão necessita, muitas vezes, de um empréstimo para um período de tempo bastante longo, de vários anos.

Antes de se candidatar a um crédito à habitação deve pensar na sua capacidade de reembolso futura. Deve não só analisar a situação actual, mas também pensar no futuro e prever que durante 20 ou mais anos terá de fazer face aos prazos de pagamento.

Deverá ter em conta uma eventual modificação da situação profissional ou pessoal sua ou do seu cônjuge. Alguns acontecimentos estão cobertos por seguros, mas outros não como o divórcio, perda de emprego por longa duração, etc.

Não esquecer que mais tarde poderá ter o custo da educação dos seus filhos.

Deve também considerar encargos adicionais com o crédito à habitação, como despesas de processos e seguros.

Estes factores são essenciais para avaliar a sua capacidade de conseguir pagar o crédito.

Para saber se ainda tem capacidade para contrair este ou outros empréstimos tem de calcular a sua taxa de esforço. Isto é, o peso das suas prestações com empréstimos no seu rendimento total. Quanto mais baixo for esse valor melhor para a sua saúde financeira.

Para calcular a sua taxa de esforço determine o seu rendimento bruto anual, divida por doze. Divida o valor da sua prestação por este valor e terá a sua taxa de esforço. Este valor mede-se em percentagem.

Lembre-se sempre contudo que a sua Taxa de Esforço não deverá superar os 35% do Rendimento Mensal disponível, percentagem máxima recomendável para que não corra riscos de sobreendividamento.

Sobre a escolha do imóvel, decida previamente, antes de iniciar o processo de escolha de casa, quais as suas necessidades, preferências e disponibilidade financeira. Tal permitirá rentabilizar o seu tempo e investimento. Avalie se as suas necessidades serão as mesmas dentro de 6 meses, 5 anos ou 20 anos. A sua situação profissional poderá mudar ou tem tendência a mudar nos próximos anos?

Isto é importante pois talvez não invista da mesma forma se pretende vender a casa dentro de pouco tempo.
Faça uma lista das suas necessidades reais e tem em conta o local, acessibilidades, proximidade de escolas e serviços e até a segurança da zona. A qualidade da construção é também muito importante.

Article Source

Sobre o autor: Ocreditohabitacao.com disponibiliza artigos informativos e notícias sobre o crédito à habitação e outros assuntos relacionados como Euribor, TAER, e outras taxas...


Artigos Relacionados com a categoria "Crédito Habitação"

Fechar
E-mail It