Depósitos a prazo

Depósitos a Prazo são aplicações financeiras onde um cidadão em nome individual ou uma empresa emprestam dinheiro a uma instituição bancária e como benefícios recebem juros.

Esses mesmos juros são como que um bónus por parte do banco por permitir que utilize o montante envolvido num depósito a prazo.

Os bancos para que se mantenham activos economicamente, cedam empréstimos bancários e invistam, necessitam de capital, e muito desse valor provêm de Depósitos a Prazo de clientes.

Ambas as entidades (cliente e banco) têm vantagens nos depósitos a prazo, os bancos porque como já referido conseguem manter a sua actividade financeira, e o cliente porque não necessita de realizar um investimento de risco para valorizar o dinheiro que possui, apesar de juros reduzidos.

No fundo os depósitos a prazo têm como proveito para o cliente serem um investimento sem praticamente risco de perda nenhum, o pagamento dos juros por parte do banco é garantido, não é um investimento que envolva burocracias e é básico para o cliente a sua aplicação, não é necessário ter outras despesas para além do seu dinheiro na conta e dispõem de uma grande oferta no mercado.

Ao contrário destes benefícios estão a remuneração dos juros é normalmente baixa, se necessitar de retirar o dinheiro antes de terminar o prazo é sujeito a penalizações financeiras e os únicos juros que podem começar a ser realmente apelativos são com um prazo maior que 6 meses.

Concluindo, uma pessoa e/ou empresa só deve procurar investir num depósito a prazo se procurar receber uma receita de valor fixo, que mesmo sendo reduzido, não tem praticamente risco de o perder ou se realmente não precisar do montante que for investir durante cerca de 6 meses a 1 ano.

Article Source

Sobre o autor:


Artigos Relacionados com a categoria "Produtos"

Fechar
E-mail It