Escolher o seguro automóvel

Escolher bem o seguro automóvel é quase tão ou mais importante do que escolher o próprio automóvel ou outro veículo, podendo evitar-lhe muitas dores de cabeça no futuro. O Seguro automóvel é obrigatório e é uma das partes importantes do equipamento de um. Em caso de acidente, pode haver feridos que resultem em incapacidades permanentes ou morte, pode haver lugar a processos judiciais, despesas médicas e danos à propriedade e pode ser responsabilizado por isso. Por isso a escolha do seguro é importante e convém estar atento a formas de pagar menos pelo seguro automóvel.

No entanto, não compre seguros de que não precisa ou que possuem coberturas desnecessárias, que o farão pagar um prémio mais elevado do que o eventual benefício que poderá ter em caso de acidente. Comece por definir que valor atribui ao seu carro (no caso de ser um usado) e saiba quais são as principais coberturas disponíveis. Na altura de decidir, leia bem todo o contrato e clarifique o que não perceber.

Um factor importante na escolha é a comparação de diferentes produtos disponibilizados pelas Seguradoras. A maior parte delas disponibiliza simuladores online que facilitam todo o processo comparativo.

Seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel (seguro contra terceiros)

Este tipo de seguro é importantíssimo, cobrindo os danos pessoais e ou materiais causados a terceiros. Mesmo que o seu carro tenha um baixo valor comercial, os danos que pode causar em caso de acidente podem ser ilimitados e a factura de indemnizações e processos judiciais pode assustar. É um risco que os condutores ou proprietários de automóveis e outros veículos correm. Por isso, precisam de estar descansados em relação à eventualidade de um acidente provocar despesas muito elevadas. Além do mais, este seguro é obrigatório por lei.

O que se justifica plenamente, uma vez que garante que todos os eventuais acidentes podem ter recuperação e que não terá de desembolsar essa quantia. A falta deste seguro pode dar direito a apreensão do veículo, pagamento de uma coima e, em caso de acidente, responsabilização do condutor ou do dono da viatura pelo pagamento de eventuais indemnizações.

Capital facultativo

Apesar de o valor mínimo seguro obrigatório ser de 600 mil euros, o melhor que tem a fazer é comprar um seguro que cubra mais do que aquilo que pensa que pode precisar. Prefira um seguro que lhe ofereça protecção ilimitada.

Assistência em viagem

Assegura um eventual reboque em caso de acidente em viagem, o transporte de pessoas e bens e, nalguns casos, um carro de substituição.

Garantia de protecção jurídica

Garante defesa jurídica em caso de acidente, uma protecção que começa a fazer sentido, à medida que os pedidos de indemnização se vão tornando mais habituais. Esta cobertura pode ser a diferença entre gastar uma fortuna com advogados ou ter essa situação assegurada.

Cobertura de pessoas transportadas

Assegura indemnizações aos ocupantes do veículo seguro, independentemente da responsabilidade do acidente.

Cobertura de actos maliciosos

Pode ser uma protecção e uma tranquilidade para quem mora em zonas complicadas, mas vai encarecer muito o preço do seguro.

Cobertura de privação temporária do uso

A não ser que a sua vida dependa de ter o carro à porta ou não tenha outra maneira de se deslocar, se calhar não faz muito sentido.

Cobertura de cataclismos naturais

Geralmente nestas circunstâncias há coisas mais importantes com que se preocupar. Poderá nunca ter que accionar esta cobertura.

Seguro de danos próprios

Garante o pagamento dos prejuízos no veículo segurado, mesmo que o seu condutor tenha sido o responsável pelo acidente. Choque, colisão ou capotamento, bem como incêndio, raio ou explosão são algumas das coberturas habituais. Pense se o valor do seu automóvel justifica o valor adicional ao prémio que terá de pagar por este seguro, defenda-se melhor e prefira reforçar o seguro de responsabilidade civil.

Esteja atento também às seguradoras Low-cost, estas possuem custos operacionais bastante menores e conseguem por isso valores mais baratos comparando as mesmas coberturas.

Article Source

Sobre o autor: escreva aqui algo sobre si - aparece no final do artigo (pode incluir 2 links)


Artigos Relacionados com a categoria "Ramo Automóvel"

Fechar
E-mail It