Iberian Index

A Euronext lançou um novo índice, chamado NYSE Euronext Iberian Index. O novo índice é composto por 30 acções, onde 20 são relativas a 20 Empresas Espanholas e que estão cotadas na Bolsa de Madrid e 10 das acções mais importantes listadas no Euronext Lisboa.

O conjunto das acções Portuguesas, tem um peso 16,12% neste novo índice da NYSE Euronext, lançado ontem. É substancialmente inferior ao das empresas espanholas, mesmo considerando que as cotadas do país vizinho são o dobro das lusas. Mas, a ponderação é benéfica a Portugal. Esta situação que se deve, essencialmente, às regras do índice. Uma delas impede que uma só empresa tenha um peso superior a 10%, o que acaba por penalizar as companhias Espanholas, dado que estas têm uma dimensão e valor de mercado muito superior. O Iberian Index é o primeiro índice verdadeiramente regional, oferecendo aos investidores, pela primeira vez, a possibilidade de seguirem a performance da Península Ibérica.

O Iberian Index ainda só está disponível para investidores institucionais, dada a sua criação recente. No entanto, deverão aparecer no futuro produtos que permitam aproveitar o índice, à semelhança do que acontece com outros índices. A NYSE Euronext está a estudar a criação de um ‘exchange-traded fund’ e as corretoras poderão utilizar o índice para lançar ‘contracts for differences’ (CFD).

Os títulos com maior peso na ponderação do novo índice são espanhóis, nomeadamente o banco Santander Central Hispano (9,99%), a energética Iberdrola (9,94%) a operadora Telefónica (9,88%) o banco BBVA (9,81%) e a petrolífera Repsol (9,27%).

O título português com maior peso no índice que reúne um total de 32 cotadas é o da energética EDP, com 4,17%.

A composição actual do índice é a que se segue:

Espanha: ABERTIS, ACCIONA, ACERINOX, ACS, BANCO DE SABADELL, BSCH, BBVA, BANCO POPULAR ESPANOL, ENAGAS, ENDESA, GAMESA, GAS NATURAL, GRIFOLS, GRUPO FERROVIAL, IBERDROLA, IBR RENOVABLES, INDITEX, RED ELECTRICA CORP, REPSOL, TELEFONICA.

Portugal: BANCO BPI, BES, BCP, BRISA, CIMPOR, EDP, EDP RENOVAVEIS, GALP ENERGIA, PORTUGAL TELECOM, SONAE SGPS.

O índice ibérico é alvo de reajuste duas vezes por ano, nas terceiras sextas-feiras de Março e de Setembro.

Article Source

Sobre o autor:


Artigos Relacionados com a categoria "Mercados e índices"

Fechar
E-mail It