Identificando Seus Gastos

Seu dinheiro mal entra na conta e já vai todo embora? No dia 05 você já não tem mais nenhum centavo e passa o mês todo sem poder comprar nem uma bala?

Está na hora de você fazer uma análise de onde o seu dinheiro está indo parar. Mas, não adianta ficar fazendo contas mentais de quanto gastou com o que, é praticamente certo que você não vai se lembrar onde gastou tudo. Eu mesma já tentei fazer essas anotações de cabeça e no final do mês ficava me perguntando como tinha gasto aquilo tudo. Na minha cabeça, eu tinha tentado economizar ao máximo e mesmo assim tinha gasto muito dinheiro.

Meu planejamento financeiro só começou a dar certo quando eu comecei a anotar meus gastos. Eu só anotava mesmo, numa caderneta. Não é o mais eficiente dos métodos, mas na falta de uma planilha ultra-poderosa que fizesse toda a mágica do planejamento financeiro acontecer, vai no papel mesmo.

Você pode começar como eu ou pode usar uma planilha. Se não quiser ter o trabalho de fazer uma, na internet existem várias planilhas disponíveis. Outra opção são os sites de controle financeiro, existem alguns gratuitos que tem muitos recursos e o melhor: em português! Faça uma busca no Google por “controle financeiro” e veja quantos aparecem.

Depois de decidir como você vai anotar seus gastos, o próximo passo é começar a anotar tudo que gastar. Algumas pessoas preferem anotar tudo, desde o chiclete ao jantar no restaurante chique. Outras já acham que isso dá muito trabalho e preferem anotar só coisas de valor maior, como o jantar ou uma roupa. Tudo vai depender do nível de detalhe que você quer. Eu prefiro anotar tudo e desse modo eu pude ver que estava gastando muito dinheiro com besteirinhas.

Agora, você pode esperar até o fim do mês ou começar a fazer uma análise semanal se a situação estiver realmente feia. Pegue todos os seus gastos e some os valores por categoria. Ex: Almoço, Supermercado, Roupas, Luz/Água/Telefone, etc.

Nesse ponto, você já tem uma noção de para onde o seu dinheiro está indo. O que você tem que fazer agora é localizar onde você pode gastar menos. Por ex, eu sempre comprava balas e paçocas daquelas crianças que vendem nos ônibus. Depois que comecei a anotar percebi que estava gastando quase 30 reais por mês com essas balinhas. No ano isso dá 30×12 = 360 reais.

Esse é um exemplo de um gasto pequeno para vocês perceberem que quando o gasto é constante, o valor no fim do mês pode ser considerável. Com essas anotações é possível identificar todos os seus gastos. Uma mulher pode perceber, por ex, que está gastando quase metade do seu salário por mês com roupas e manerar nas compras. Um homem pode ver que o gasto com gasolina está muito elevado e começar a deixar o carro na garagem para pegar carona.

Essas são apenas pequenas dicas para começar a controlar o seu dinheiro, aos poucos serão publicadas mais dicas.

Article Source

Sobre o autor: Raquel Cristina Loyola - Proprietária do Blog Endinheirado


Deixe o seu comentário!

Artigos Relacionados com a categoria "Gestão pessoal"

Fechar
E-mail It