Numismática

Originário da derivação da palavra francesa, numismatique, o substantivo feminino numismática designa a ciência das moedas e medalhas (ou numária e numulária). Simplificando o significado, quando nos referimos à numismática estamos a reportamos a uma pessoa que se dedica ao estudo das moedas ou tudo o que é relativo a medalhas e moedas. A palavra é igualmente utilizada no que diz respeito aos coleccionadores de moedas e/ou medalhas, que serão os numismatas (pessoa dedicada à numismática). É precisamente esta última acepção do termo que será realça neste artigo, onde se destacam algumas das páginas nacionais que se dedicam a esta área do coleccionismo.

Embora Portugal não seja tão rico ao nível dos sites de numismática como, por exemplo, alguns países do leste europeu, Suíça e determinados países escandinavos, existem já algumas páginas que se dedicam inteiramente a este passatempo, que para muitas pessoas é bem mais do que isso, chegando mesmo a ser encarado como um objectivo de vida: alcançar um certo número de moedas, ter aquela medalha, obter aquele cêntimo do século “x”. Tudo depende do nível de empenho e do tamanho da paixão pelas moedas e medalhas.

Ao falar de numismática em território cibernauta luso, é obrigatório salientar aquele que é o mais reconhecido site nacional, o Fórum Numismática. Actualmente é o maior ponto de encontro dos coleccionadores portugueses de moedas e medalhas, que também têm no Numismatas uma referência para partilharem a sua paixão com os seus semelhantes. Os aficionados portugueses devem ainda dar uma vista de olhos pelo Portugal Moedas, onde podem encontrar diversas informações sobre o tema e discutir assuntos relacionados com esta área.

Quando se fala neste tipo de coleccionismo online, é também incontornável alguns pontos de troca e venda de moedas e medalhas. Neste campo, o destaque vai para o Numisgaia e Moedas. Estas são as referências nacionais, mas há sempre a possibilidade de visitar os inúmeros sites de leilões online, ainda que estes não sejam específicos e não correspondam à melhor opção. Por último, pode sempre recorrer a lojas especializadas e feiras que se realizam por todo o país.

Como se pode constatar, não faltam alternativas portuguesas na rede para alimentar a paixão pelas moedas e medalhas. Qualquer aficionado da numismática poderá encontrar nestas páginas grande parte das respostas que procura, ou simplesmente partilhar a sua paixão com outros coleccionadores.

Article Source

Sobre o autor: escreva aqui algo sobre si - aparece no final do artigo (pode incluir 2 links)


Artigos Relacionados com a categoria "Numismática"

Fechar
E-mail It