O crédito consciente

Aderir a um crédito é um acto de envolvimento a longo prazo, e requer que a decisão seja tomada após alguma reflexão. O crédito tem hoje uma grande importância na vida de todos os Portugueses. Este permite o acesso a bens e serviços e garante que muitas pessoas possam realizar os seus projectos, o que de outra forma seria impossível.

Para quem esteja a pensar efectuar uma compra para a qual não tem dinheiro, o crédito é uma forma de conseguir adquirir esse serviço ou bem. Como exemplo disso pode ser a compra de uma casa ou um carro, obras em casa, viagem ou até algum capricho. Com o crédito é possível fazer hoje o que, sem ele, só poderia fazer no futuro.

O crédito, permite a concretização de alguns projectos, pelos quais não é possível esperar. Completar os estudos, fazer um mestrado ou formação completar são apenas alguns dos exemplos.

Embora nem sempre seja recomendável, a verdade é que há situações imprevistas para as quais é necessária liquidez imediata, que poderá ser conseguida através de um crédito.

Os créditos são, muitas vezes, concedidos tendo em conta a disponibilidade financeira do consumidor no momento. Isto significa que, existindo uma alteração inesperada da situação financeira (por exemplo desemprego de um dos membros da família), o empréstimo pode ser um peso acrescido no orçamento familiar.
Para se minimizar o efeito de situações inesperadas como desemprego, incapacidade temporária ou invalidez, é recomendável a adesão ao seguro de crédito.

Mesmo que o empréstimo seja concedido tendo em conta a taxa de esforço recomendada, com a contratação de um crédito, o orçamento poderá ficar no limite, não permitindo no futuro enfrentar imprevistos.
A diluição da divida no tempo, para que a prestação baixe, pode levar a que a divida se perpetue, prolongando o encargo familiar durante vários anos.

Para além dos imprevistos, é importante pensar também nas mudanças de condições que podemos prever, como por ex o fim do abono de família.

Article Source

Sobre o autor: escreva aqui algo sobre si - aparece no final do artigo (pode incluir 2 links)


Artigos Relacionados com a categoria "Informação"

Fechar
E-mail It