Serão estes os tempos do leasing e renting

Custos fixos com aluguer de veículos e possibilidade de incluir serviços na mensalidade são as principais vantagens das soluções de financiamento para gestão de frotas que dispensam a aquisição de veículos – Renting e Leasing. Ainda não é certo que a crise vá afectar a evolução do negócio.

O Leasing

Actualmente o Leasing automóvel é das modalidade de financiamento mais usadas para a aquisição de automóveis consequência de uma taxa de juro mais baixa. O Leasing pode ser a solução ideal para pequenas e mesmo as micro empresas que não têm exigem uma frota automóvel no desempenho das suas actividades.

Realmente, o tecido empresarial português tem recorrido ao Leasing em larga escala, quando a aquisição directa dos veículos automóveis não é uma opção para a empresa. A empresa cliente arrenda às locadoras a viatura por períodos devidamente contratualizados, e no termo do contrato pode negociar a compra do veículo por uma valor que neste também foi previamente definido.

No decurso so contrato de Leasing, a empresa mensalmente paga à locadora, o valor acordado pelo aluguer da viatura, conseguindo assim uma menor variabilidade quanto às exigências em termos de custos que poderá espera ao longo de anos – aqueles durante os quais o contrato decorrer.

Aluguer Operacional de Veículos

Responsável por um notável desenvolvimento entre as empresas portuguesas, especialmente as de menor dimensão, o Renting ou Aluguer Operacional de Veículos tem granjeado imensos adeptos.

O Renting junta ao aluguer do automóvel, presente no Leasing, uma série de outros serviços agregados, que acabam por ser adquiridos ou gastos durante a utilização do veículo. É o caso do combustível, dos seguros, das manutenções periódicas, da própria gestão de sinistros no caso de ocorrerem, etc.

À semelhança do Leasing, também no Renting a empresa cliente paga uma mensalidade à locadora, mas neste caso essa mensalidade inclui o aluguer do veículo e todos os serviços associados, o que permite à empresa cliente eliminar um conjunto de despesas variáveis que poderiam estar associadas à gestão da frota durante os vários meses do ano. O Renting é dirigido a empresas (pequenas, médias e grandes) e sector público, que, por necessidade da actividade que desempenham, têm que possuir várias viaturas.

Mas não fique com a ideia que apenas as empresas recorrem ao Renting.  Dada a natureza facilitadora do Renting, que liberta o cliente de todas as preocupações associada à gestão diária do seu veículo automóvel, o Renting actualmente é a escolha de muitos particulares, para quem a conjuntura económica incerta é factor catalisador da procura destas soluções de financiamento.
No setor, aguarda-se com alguma expectativa para ver como funcionam os mercados neste ano caracterizado a todos os níveis por muita incerteza. Poderá ser a hora de Leasing e Renting alcançarem a preferência de muitas empresas e particulares, continuando a sua expansão no nosso país.

Article Source

Sobre o autor: Especialista web em crédito pessoal, Gastão leva ao público em geral as últimas sobre financiamentos e empréstimos em geral nos sites Simulação Crédito Pessoal e Simulação Crédito Automóvel.


Artigos Relacionados com a categoria "Crédito Automóvel"

Fechar
E-mail It